Pular para o conteúdo principal

45-Depositando ofertas em altares errados.



Deuteronômio 12:1-9
1 - ESTES são os estatutos e os juízos que tereis cuidado em cumprir na terra que vos deu o SENHOR Deus de vossos pais, para a possuir todos os dias que viverdes sobre a terra.
2 - Totalmente destruireis todos os lugares, onde as nações que possuireis serviram os seus deuses, sobre as altas montanhas, e sobre os outeiros, e debaixo de toda a árvore frondosa;
3 - E derrubareis os seus altares, e quebrareis as suas estátuas, e os seus bosques queimareis a fogo, e destruireis as imagens esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar.
4 - Assim não fareis ao SENHOR vosso Deus;
5 - Mas o lugar que o SENHOR vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali vireis.
6 - E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.
7 - E ali comereis perante o SENHOR vosso Deus, e vos alegrareis em tudo em que puserdes a vossa mão, vós e as vossas casas, no que abençoar o SENHOR vosso Deus.
8 - Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos.
9 - Porque até agora não entrastes no descanso e na herança que vos dá o SENHOR vosso Deus.

Os cananeus construíram seus templos em lugares altos crendo que seus deuses habitavam palácios nas montanhas. Esses santuários eram considerados portais entre o céu e a terra. Além disso, o povo de Canaã
adorava os ídolos debaixo de toda árvore verde, porque supunha que isso proporcionava sucesso e prosperidade¹. As estátuas eram monumentos que representavam o poder da fertilidade dedicados aos deuses². Além de quebrar as estátuas, os hebreus foram ordenados a queimar os bosques, que consistiam em estacas de madeira ou árvores dedicadas a deusa Aserá. A adoração ao verdadeiro Deus com rituais pagãos ou qualquer vestígio de paganismo violava os Dez Mandamentos(Dt 5.8-10)³.

Minha indagação de hoje é onde estamos depositando nossas ofertas? Onde estamos depositando nossos dízimos? Onde estamos depositando nosso louvor e adoração?
Entenda dizimo e oferta, não só financeiramente, mas em obras e espiritualmente também.
As pregações nos púlpitos de nosso país tem se tornado enfadonhas e as vezes um verdadeiro clichê. O alimento tem sido ralo, temos nos tornado mais fracos e parecidos com o mundo que nos tem influenciado.Já quase não se exorta nas escrituras sem pretextos ou nos chamam ao arrependimento. Ou é muita gritaria, com base teológica fraca, e com intenção positivista e capitalista, ou até a pregação bem estudada e decorada, mas que não transforma nem quem está pregando. 
Mas a culpa não é só desses que muita das vezes maculam o altar que deveria ser santo, nós também temos culpa, pois não fazemos nada para que isso não continue. Não só aceitamos, como na maioria das vezes entramos no jogo. Barganhamos com Deus, para ser abençoados, ouvimos essas mentiras vindo dos púlpitos. Esquecemos que não é a quantidade da oferta que agrada a Deus, e sim a qualidade, e em vez de ouvirmos mentiras para ajudar os pastores a pagar o aluguel do templo, poderíamos ouvir a verdade, que a igreja instituição física precisa de ajuda para se manter. E se não estivéssemos tão acostumados a ouvir esses engôdos, nos disporíamos para ajudar mais facilmente como na igreja de Atos. Ajudaríamos sem pena, pois veríamos a materialização do que a igreja pode fazer como corpo diante dos nossos olhos, materialmente é claro.
Há um outro porem. Que altares temos criados? Para que eles são? Será que são para o Deus vivo, ou para os nossos deuses particulares? Hoje não se tem mais medida, ou espiritualizamos demais, ou racionalizamos em excesso. Não há um equilíbrio.Nos dois casos, a vontade de Deus fica em segundo plano. 
Estamos em um estágio em que a vontade de Deus tem que estar alinhada com a minha e não o inverso. Achamos que podemos determinar, ordenar e direcionar o que Deus vai fazer. Medimos até quem vai ser mais ou menos abençoado, e muita das vezes esquecemos que Deus é misericordioso, e dizemos até quem vai ser amaldiçoado. A ilusão é tão grande e a hipocrisia na mesma intensidade, que testemunhamos ajudar alguem distante, ou alguem com cargo eclesiástico importante, enquanto o meu irmão falece ao meu lado, e eu não lhe dou o que comer, não lhe dou o que vestir, não choro com ele e nem mesmo me alegro, mas uma coisa eu não esqueço, é de condená-lo. Ainda digo que o que ele está passando é consequência de seu próprio pecado. Porque não podemos ser como Jesus e perguntar: "O que queres que eu te faça?". Jesus não acusava, Ele ajudava e depois ainda disse: "vá e não peques mais". Mas parece que isso é tão difícil de ser feito nos dias de hoje.
Espero que venhamos a destruir essas estátuas erguidas nos púlpitos de nossas igrejas. Estátuas que erguemos todos os dias. A estátua da idolatria humana, a estátua do falso avivamento, a estátua das paixões passageiras, a estátua do modismo, a estátua das falsas doutrinas, a estátua da ignorância, a estatua da falsa santidade, a estatua da soberba e o pior a estátua do meu eu que sobrepõe sobre todas as vontades.
Que venhamos a edificar um altar santo para o Deus vivo, um altar digno Dele, não de pedra, ou metal, ou madeira. Mais importante que isso é o altar erguido em nossos corações, o verdadeiro altar espiritual.
Igreja não é circo, apesar de as vezes nós nos sentimos como palhaços, equilibristas ou contorcionistas."O show tem que acabar".
Só a Deus a glória.


Por Paulo Cesar Jr (nosantolugar.com) 

   
(Referências:1,2,3 - O novo comentário Biblico Antigo Testamento - Radmacher, Allen & House - Ed Central Gospel)

Postagens mais visitadas deste blog

42-PALAVRAS DE UM EVANGELIQUÊS QUE NÃO SE ENCONTRA NA BÍBLIA.

Onde está na bíblia o anjo com espada de fogo desembanhada? Alguém viu? Onde se encontra a vassoura de fogo de Jeová? No armário de limpeza dele? Por que “Suricanta” ou algo do tipo significa tantas palavras? E quem disse que a tradução correta de I Co 14:2 é “língua estranha”? Onde está essa língua em outra parte da bíblia? E não me venha falar de Atos 2, pois as línguas faladas foram as línguas dos estrangeiros, para que eles viessem a entender.

7 - Cristão Crackeado

Talvez você não esteja entendendo muito bem. Que título é esse para uma mensagem? Mas é isso mesmo. Primeiro o que seria um software crackeado? Um software crackeado é um programa original, mas com limitações de funcionalidade ou tempo de uso, onde se usa outro programa chamado crack para liberar as funcionalidades deste programa limitado de fábrica. Muitas vezes dentro do crack podem conter softwares que podem danificar o computador. Então o que seria um cristão crackeado? Assim como cristão verdadeiro ele tem todas as funcionalidades dele liberadas, e até cumpre um papel dentro do corpo igreja, só que como o software crackeado, sofre com os bugs, defeitos em sua formação. E assim como o software começa a falhar num certo tempo. Nesse caso, na maioria das vezes o papel do programa crack é representado pelos lideres, devido à pressa de que alguém cumpra uma determinada função na Igreja e nisso falham na formação do indivíduo como cristão. Ele até cumpre a função, mas os defeit

IGREJAS CHEIAS PESSOAS VAZIAS..... NEM PENSAR.......

Vi a primeira frase como título de um grupo no facebook, mas como tudo nesse mundo acho que já havia lido algum artigo em um blog ou era título de algum livro. E o que eu penso sobre isso? Nem pensar .... de jeito maneira .... E porque eu não concordo? Primeiro que a igreja nunca será um prédio físico, digo um de alvenaria ou de madeira. Ela não foi concebida pra isso. Mas a ignorância humana e o inimigo das almas alimentaram essa mentira até que se tornou verdade. Então partindo desse pressuposto, a igreja não está cheia de pessoas vazias, pois a igreja é formada por pessoas que entenderam a mensagem da cruz, ouviram a voz do pastor de suas almas, e são habitadas pelo Espírito Santo de Deus. Logo, prédios cheios de pessoas, não significa igreja reunida, pois a igreja de Cristo vai além das paredes de tijolos dessas edificações. A igreja vai além das doutrinas humanas, pois em sua concepção essas divergências não existiam. A explicação mais plausível para o grande nú