Estar dentro da igreja não significa que a igreja está dentro de você, ou que você faz parte da igreja. Não congregar, com certeza é um sinal que você não faz parte da igreja. Pois a bíblia diz em Mateus 18:20: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."
Isso também não significa que devemos nos prender a prédios físicos com placas ou sem placas, ou as casas em reuniões de oração ou estudo. Este versículo fala da Igreja de Cristo. A igreja que não está presa a placas, filosofias humanas, achismos, doutrinas esdruxulas, ao comercialismo da fé e ao preconceito entre irmãos. A Igreja do amor de Cristo, ultrapassa todas essas barreiras e obstáculos.
Mas a verdade é que há fendas enormes nos muros de nossas congregações. Quando começamos a colocar homens e mulheres como colunas da igreja e não Cristo em primeiro lugar, tudo começa a desmoronar, às vezes mais rápido, às vezes mais lento.
Talvez o pior de tudo isso é que os danos demoram muito para aparecer, e quando aparecem não há muito tempo para concerta-los.
Dois dos piores canceres da igreja são o comodismo e o ativismo.
O Comodismo pois a pessoa acha que atingiu o que queria dentro da igreja como organização, e por isso acha que não precisa fazer mais nada. E como ela faz o que lhe dá prazer, deixa de lado até o que lhe foi dado como responsabilidade de cargo. Por exemplo, um missionário que canta na igreja, mas não faz missões. Nesse sentido temos, pastores, presbíteros, diáconos, evangelistas, mestres e outros cargos criados nas igrejas que são exercidos só no papel.
Talvez o que mais incomode o cómodo seja seu antagonista o ativista. Pois ele faz o que o cómodo deveria fazer, mas só fala, porém ele não tem um cargo para isso. Não que eu esteja defendendo comodistas ou ativistas, só estou relatando análises de um fato.
O Ativista quer abraçar o mundo, às vezes recebe o Dom de Deus para fazer várias atividades bem, e as vezes não. O ativista faz parte do louvor, do coral, faz papel de diácono para agradar o pastor, e desagradar os diáconos comodistas(rsrsrs), está no grupo de teatro, está presente em todos os cultos e programações da igreja, é o tesoureiro, mas o tesoureiro mesmo não tá sabendo, operador de som, técnico de áudio visual, pastor, evangelista, profeta, sapatinho de fogo e nas horas vagas, quando tem alguma, arruma algo para fazer e se ocupar.
A verdade é se Deus lhe der a capacidade de fazer, faça, se não, não. Não se deve fazer algo para apenas agradar o homem, e isso inclui a si mesmo.
Infelizmente temos algumas vezes um pouco dos dois dentro de nós, algo que precisa ser curado por Jesus. A verdade é que não podemos construir uma igreja com pilares que visam agradar o homem. Fazemos assim, pois tememos que ocorra um êxodo de nossas congregações. Desta forma temos um rebanho de ovelhas com lobos cega demais para ver a verdade. O sucesso nas igrejas é o material, pois é palpável . Temos multidões de Tomés, que só acreditam no que podem tocar ou ver.
Se Jesus voltasse hoje? Qual seria sua desculpa?
Senhor eu ministro louvor na igreja, e Ele diz eu coloquei você também como evangelista, porque você também não usa o talento que Eu lhe dei e evangeliza? Isto seria para o comodista. No caso do ativista seria algo do tipo: Senhor olha quantas atividades eu faço, e Jesus pergunta, dessas todas quantas você faz realmente para me glorificar?
Enquanto não nos colocamos em nossa posição diante de Deus, vamos quebrando o resto dos tijolos que sobraram inteiros.
Se o Espírito Santo não nos dirigir em nossas ações, e mostrar os caminhos corretos, fazemos tudo errado.
Mas Porque ir a igreja? A resposta é simples como Jesus, apenas para Adorar e Glorificar o nome de Deus.
Paulo Cesar Jr (nosantolugar.blogspot.com / pondusverba.blogspot.com)