16.10.12

51- O AMOR DE DEUS VAÍ ALÉM DA RELIGIÃO E DA RELIGIOSIDADE



O AMOR DE DEUS NUNCA FALHA

Antes de iniciarmos a conversa sobre o Amor de Deus, precisamos definir alguns conceitos, e um desses é o da  religião. Segundo a wikipedia, o tema Religião (do latim religare, de significado especulativo [1]) é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seu próprios valores morais. Ainda no mesmo tema a wikipedia também sita algo interessante, "Algumas religiões não consideram deidades, e podem ser consideradas como ateístas (apesar do ateísmo não ser uma religião, ele pode ser uma característica de uma religião)." Ou seja, religião não necessariamente está ligada a um deus ou deuses. 


Definindo esses papéis, vamos ao que interessa.
Nós seres humanos temos por características julgar, colocamos nossas idéias, conceitos e nossa religiosidade acima do amor de Deus, assim como as doutrinas criadas a nossa vontade. Mas Jesus nos mostra com exemplos que a religiosidade está a quem do amor de Deus. E para isso ele usou como exemplo os samaritanos.
Para quem não sabe, os samaritanos não são até hoje considerados judeus por ortodoxos, por rejeitar a importância religiosa de jerusalém, não possuir rabinos e não aceitar o Talmud dos judeus ortodoxos.
Então, não me tomem por universalista ou liberalista, mas como alguém que quer cumprir o que diz João 14:21 e Mateus 22:37,39.
Apesar de ser cristão praticante, e prefiro essa definição, e pertencer a ala protestante do cristianismo, reconheço a presença de Deus em irmãos que não pertencem a mesma panelinha criada por homens. E mais que isso, reconheço o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo, quando agimos pelo amor de Deus e não pelos estandartes e placas sobre as portas de nossos templos de tijolos.
Antes de pensarmos em rejeitarmos o que consideramos contra as leis das escrituras, devemos retornar aos dois principais mandamentos, amar à Deus e ao próximo. Lembrando que a bíblia diz que não adianta observar todas as leis e errar em um só ponto.
Estou tentando dizer que eu posso ter comunhão com irmãos que professam sua fé em Cristo, cumprindo os dois principais mandamentos, independente de suas doutrinas e até religião. Aos mais exaltados, podem me chamar de louco, mas eu tenho um exemplo de conversão genuína em minha família, que é minha mãe. Ela se converteu verdadeiramente ao cristianismo, apenas lendo a bíblia, dentro da igreja católica e através da ação do Espírito Santo que lhe deu entendimento da palavra, foi alcançada por Cristo, e através dela, Cristo alcançou toda família.Hoje não na igreja católica romana,meu pai e ela pastoreiam uma igreja batista.
Não estou condenando outras igrejas ou formas de pensar, só estou dizendo que Deus tem um alcance infinitamente maior do que nós pensamos.
Nos alto designamos, arminianos, luteranos, presbiterianos, batistas, calvinistas, wesleianos, católicos romanos, luteranos, metodistas, pentecostais e neo-pentecostais . Mas se não tiver o amor de Deus não nos vale de nada essas bandeiras.
Não é a religião e nem a filosofia que fará diferença no final, nem as placas e doutrinas, mas de que lado você estará conforme Mateus 25:33.


32) E todas as nações serão reunidas diante de Mim. Eu separarei as pessoas, como um pastor separa as ovelhas dos bodes
33) colocarei as ovelhas à minha direita, e os bodes à minha esquerda.
34) Então Eu, o Rei, direi àqueles à minha direita: 'Venham, benditos do meu Pai, para o Reino preparado para vocês desde a fundação do mundo.
35) Porque Eu tive fome, e vocês Me deram de comer; Eu tive sede, e vocês me deram água; Eu era um estranho, e vocês me convidaram para suas casas;
36) Eu estive nu, e vocês me vestiram; Eu estive doente, na prisão, e vocês me visitaram'.
37) Então esses justos me responderão: 'Senhor, quando foi que nos alguma vez vimos o Senhor com fome, e Lhe demos de comer? Ou com sede, e lhe demos alguma coisa para beber?
38) Ou como estranho, O socorremos? Ou nu, e O vestimos?
39) Quando foi que alguma vez vimos o Senhor doente, ou na prisão, e O visitamos?
40) E Eu, o Rei, lhes direi: 'Quando vocês fizeram isso ao menor destes meus irmãos, estavam fazendo a mim!'.
41) Depois Eu Me voltarei para aqueles à minha esquerda e direi: 'Fora daqui, malditos, para o fogo eterno preparado para o Diabo e seus demônios.
42) Porque Eu tive fome, e vocês não Me deram de comer; Eu tive sede, e vocês não Me deram de beber;
43) Eu fui um estranho, e vocês Me recusaram hospedagem; Eu estive nu, e vocês não quiseram vestir-me; Eu estive doente, e na prisão, e vocês não Me visitaram'.
44) Então eles responderão: 'Senhor quando foi que alguma vez nós vimos o Senhor com fome, com sede, estranho, nu, doente, ou na prisão, e não socorremos o Senhor?'
45) E Eu responderei: 'Quando se recusaram a socorrer ao menor destes meus irmãos, vocês estavam recusando ajuda a Mim'.
46) E eles irão para o castigo eterno, mas os justos irão para a vida eterna.

O amor de Deus nunca falha e supera todas as barreiras, reflita nisso.

Agradeço por Deus ter me dado essa experiência conhecendo uma nova família. Família semear. E todos que estavam comigo juntos nessa obra. Amo muito vocês de coração. É que vocês não esqueçam que foi o amor de Deus nos uniu e essa é a verdadeira Igreja de Cristo.

Paulo & Jussara (nosantolugar.com & nosantolugar.blogspot.com)