LUCAS 09:
1 E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.
2 E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.
3 E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas.
4 E em qualquer casa em que entrardes, ficai ali, e de lá saireis.
5 E se em qualquer cidade vos não receberem, saindo vós dali, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles.
6 E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.
Jesus convocou 12 discípulos, que no decorrer da obra tornaram-se apóstolos. Mas analisando os versículos de Lc 9:1-6, Ele deu aos seus discípulos virtude e poder sobre os demônios, e também para curar enfermidades. Isso nos é de direito também. Nós também somos discípulos. Porque não nos apropriamos desta palavra?
Em outro versículo subsequente diz algo que aparentemente está longe das características eclesiásticas dos nossos dias de hoje. Ele diz para que não se leve nada para o caminho. Eu identifico em cada uma das palavras citadas a seguir algumas características que fariam alguns dos mega-pregadores dos nossos dias falar que nunca conheceram esse Jesus de Lucas 9.
Não leve para o caminho:
- Bordão: Não pense em apenas aglomerar pessoas. Ou seja só aumentar o rebanho sem os apascentar. Não pense em apenas ser popular.
- Alforje: Não junte riquezas quando for fazer a obra. Não vá com a intenção de ganhar alguma coisa. Ser servo de Deus não é uma profissão.
- Pão e dinheiro: Confie mais em Deus. Nunca pense em não fazer à obra de Deus por falta de alimento ou dinheiro. Isso é impesilho para o homem não para Deus.
- Não tenha duas túnicas: Entendi esse versículo de duas formas. A 1ª Não venhamos a fazer a obra com soberba. Hoje alguns pregadores apresentam-se com ostentação, que ás vezes nem condizem com a vida em que vivem, ou que acaba ofendendo populações que vivem em condições sub-humanas. A 2ª não use máscaras, não aja de forma dúbia. Ser um homem fazendo a obra e agir completamente diferente com outras pessoas. Ou seja, não seja um lobo na pele de cordeiro.
Em Lc 9:4, Jesus aconselha os seus discípulos a serem humildes e educados, como? Se eles estivessem hospedados em alguma casa, não deveriam procurar ou mudar de casa hospedada em busca de conforto. Eles deveriam honrar aqueles que os abrigaram.
No versículo 5, para encerrar esta exposição, Jesus diz o seguinte, interpretando o versículo. Se eles não quiserem receber o evangelho, vocês fizeram a sua parte, ou seja, o serviço foi feito naquele lugar, fique em paz.
Propagar o evangelho requer simplicidade. Não precisamos das grandiosidades que temos visto nos congressos e aglomerações de milhares de pessoas. Temos visto hoje enormes aglomerações de pessoas atrás bênçãos, por admiração ou idolatria por outras pessoas. E o pior que todas elas já ouviram falar de Cristo. É verdade, na maioria das vezes já se consideram cristãos. Você já se perguntou, porque que nesses congressos não vemos milhares de conversões?
Cristo nos alcançou para pregarmos o evangelho para outros que não conhecem Jesus, não para enriquecermos pregando para aqueles que já foram alcançados pelo Evangelho. Reflita sobre isso.Paulo Cesar Jr (Apreciador da Palavra)