“E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?”
Mateus 18:17-21
Pois bem, vamos lá. A passagem a ser analisada aqui é Mateus 18:20. Passagem utilizada comumente de forma errada ou errônea por muitos cristãos, claro de acordo com o que querem justificar.
“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”
O que diz realmente essa passagem, e qual o seu contexto? E também demonstra o perigo de utilizar versículos isolados da bíblia para formatar interpretações errôneas.
A passagem em si diz respeito ao relacionamento dos irmãos na igreja. Mas como assim? É bem simples, em Mateus 18:1 os discípulos chegam e perguntam a Jesus, “Quem é o maior no reino dos Céus?”, provavelmente achando que haveriam ser eles mais importantes que outros por serem discípulos de Jesus ou por estarem próximos a ele.
A narração se desenvolve falando de irmãos que se desviam do caminho, e Jesus fala da importância que Deus dá para que ninguém se perca. Na continuação Jesus explica o que fazer para exortar aqueles que erraram ou pecaram, no meio a congregação, e como devemos corrigi-los. Então a passagem que diz “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”, apenas significa que em uma situação de exortação de algum irmão, o que for decidido na direção do Espirito Santo de Deus, ali Deus estará. E se por um acaso o irmão não reconhecer o erro, decidir permanecer em pecado, além da exclusão da igreja física, quem leva uma vida em pecado sem arrependimento diante de Deus, infelizmente se aparta de Deus e de sua Igreja, que vai além das paredes de alvenaria, aí entra “18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.”Apesar que nos próximos versículos ainda fala de perdão e reconciliação.
Mas se você que justificar não viver em comunidade com a “Igreja física na terra”, tentando justificar que você é igreja em qualquer lugar eu te digo que sem comunhão e relacionamento com outros cristãos, você não é igreja, e principalmente sem perdão, inclusive aos demagogos e hipócritas.
Fica a dica.
Paulo Cesar Jr (Apenas uma ovelha)